Associação dos Antigos Alunos do Departamento de Física

De Homepage do Departamento de Física

Conteúdo

História

A ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, com a sigla EAFIS foi fundada no dia 19 de dezembro de 2007, em Ouro Preto, Estado de Minas Gerais.


A EAFIS nasceu de uma parceria entre alguns Ex-alunos e o Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto. A principal força motora para sua implementação foi a imensa vontade de manter estreitos os laços entre o Departamento e seus alunos.


O corpo docente do Departamento de Física, assim como seus colaboradores e simpatizantes também têm espaço reservado para associação.

Objetivos

A ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, com a sigla EAFIS, foro nesta cidade, de duração ilimitada e sem finalidade lucrativa, destina-se a:


a) Manter fortes os laços entre o Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto e seus Ex-Alunos;


b) Defender os interesses do Departamento de Física e zelar por seu nome e grandeza;


c) Contribuir, na medida de suas possibilidades, para a manutenção e inovação de seus laboratórios e demais recursos didáticos;


d) Contribuir, colaborando com a administração do Departamento de Física, para maior brilhantismo das solenidades e eventos realizados com participação do DEFIS, e também das comemorações de seu aniversário e das tradicionais festas do corredor dedicadas aos calouros;


e) Defender os interesses dos Físicos;


f) Dar apoio, na medida do possível, aos Ex-Alunos em suas atividades públicas e particulares que dizem respeito aos interesses do DEFIS;


g) Contribuir, quando solicitado pelo Departamento de Física, na solução de dificuldades e problemas supervenientes;


h) Estabelecer, a cada formatura, uma condecoração ao aluno do Departamento de Física que obtiver o primeiro lugar em seu curso, com a denominação de “Prêmio EAFIS”, a ser regido por regimento aprovado em Assembléia Geral;


i) Escolher, anualmente, para o ano seguinte, um Ex-Aluno para ser o orador em nome dos ex-alunos nas festividades do ano social do EAFIS, que começa no dia 21 de abril de cada ano e termina em 20 de abril do ano seguinte.


Com recursos próprios ou provenientes de doação, poderá a Associação, a critério da Diretoria, conceder bolsas de iniciação científica para alunos do Departamento de Física, assim como ajudar o departamento na aquisição de bens destinados ao aprimoramento do curso.

Tem a Associação personalidade jurídica distinta da de seus associados, que, por isso mesmo, não respondem subsidiariamente pelas obrigações por ela assumidas, sendo certo que os seus representantes legais respondem perante os sócios pelos atos que praticarem no desempenho de seus cargos.

Associados

O quadro social da EAFIS constituído de um número não limitado de associados, compreende as seguintes categorias de sócios:


a) Associados efetivos;

Na categoria de associados efetivos, consideram-se os antigos alunos do Departamento de Física, portadores de diploma concedido pelo DEFIS, que manifestem expressamente, o desejo de integrarem o quadro social.


b) Associados cooperadores;

Considerar-se-ão associados cooperadores os membros do corpo docente do Departamento de Física que, não tendo pertencido em tempo algum a seu corpo discente, manifestem, expressamente, o desejo de pertencerem à Associação.


c) Associados honorários;

Serão associados honorários aqueles que, por terem prestado relevantes serviços ao Departamento de Física, ou ao EAFIS, venham a merecer, por isto, da Assembléia Geral esta distinção.


d) Associados contribuintes.

Na categoria associados contribuintes, consideram-se os ex-alunos do Departamento de Física não portadores de diploma, que manifestem, expressamente, o desejo de integrarem o quadro social. Com exceção do direito de votar e ser votada, a esta categoria são conservados todos os outros direitos pertinentes às três categorias precedentes.

Órgãos Sociais

São órgãos Sociais da EAFIS:

a) Assembléia Geral do EAFIS;


b) Diretoria do EAFIS;


c) Conselho Fiscal do EAFIS.


O fluxograma abaixo resume o corpo administrativo da Associação.


Imagem:EAFISdireção.jpeg

Ferramentas pessoais