Fernando Gabriel Silva Araújo

De Homepage do Departamento de Física

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), com Estágio Doutoral de 2 anos na Universidade da Flórida. Realizou pós-doutorado em síntese hidrotérmica, no CETEC (1994) e em reciclagem de materiais, na USP (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, Geometalurgia e Metalurgia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: titanato de bário, síntese hidrotérmica, reciclagem, indução eletromagnética, geometalurgia e análise de materiais.

É criador e participa da Coordenação da REDEMAT desde sua fundação, em 1996, e criou e coordena o Núcleo de Pesquisa e Educação Continuada, NUPEC. Dentre seus projetos de formação e de pesquisa, além dos descritos na plataforma Lattes, encontram-se os seguintes:

Especialização de todos os trainees e engenheiros júniores de operação e manutenção da CVRD, nacionais e internacionais, em 2006 e 2008. Projetos de campo com a CVRD: 75 Cursos de aperfeiçoamento e atualização: Corporativo da CVRD (publicação + 19 turmas em 2007 e 2008) Engenheiros trainees da MBR (todos de 2007) Técnicos da expansão da SAMARCO (21 turmas) Formação de todos os mestres e doutores em materiais da CST (Arcelor Brasil) em programas corporativos, em parceria com a REDEMAT Projetos de pesquisa com a Arcelor-Mittal Brasil: 42 em andamento Formação de todos os “experts” da RDM em programas corporativos , em parceria com a REDEMAT Projetos de pesquisa com a RDM: 16 em andamento Geometalurgia de de Minérios de Ferro de Urucum, Arcósios, Finos da Bahia, Finos de Morro da Mina, Finos de liga, Quartzo, Redutores, Metais Pesados, Geometalurgia do Manganês, Matérias-Primas no Forno Elétrico, etc. Planejamento do pipe-line e formação de trainees, eng. júniores, eng. sêniores e experts da Votorantim (2008) Projetos de pesquisa com CVRD, Samarco, Sidor, Orinoco Iron, Venprecar, etc. Novas parcerias com a REDEMAT: Siderurgia/ABM; CBMM

Ferramentas pessoais