Graduação

De Homepage do Departamento de Física

Bacharelado em Física

O Departamento de Física oferece o curso de bacharelado em física, com duas ênfases: ciências dos materiais e física básica. Durante o decorrer do curso os estudantes optam por uma ênfase ou outra.

Anualmente são oferecidas 25 vagas para ingresso, com esse reduzido número de vagas o departamento consegue dar uma atenção quase personalizada aos estudantes. Os nossos docentes têm uma atenção e carinho especial pelo curso e pelos estudantes. Isso se reflete frequentemente em amizades duradouras com os nossos ex-alunos, tanto que temos uma associação dos ex-alunos.

Boa parte dos nossos estudantes de física estão envolvidos em projetos de iniciação científica nas diversas linhas de pesquisa do departamento. Frequentemente, os estudantes que optam pela ênfase de ciências dos materais têm a oportunidade de fazer seu mestrado no próprio departamento no programa de engenharia de materiais (Redemat) da qual nosso departamento é fundador e um dos co-gestores ou ainda no programa de mestrado em Física de Materiais (FIMAT) do Departamento de Física. Muitas vezes o projeto de mestrado é uma continuação do projeto de iniciação o que reduz o tempo de formação do estudante.

Os estudantes que optam pela ênfase em física básica recebem uma formação mais diversificada, o que lhes possibilita atuar em uma série de áreas. Por exemplo, em breve poderão cursar o novo mestrado em biotecnologia que admitirá, dentre outros, estudantes formados em física. As oportunidades de iniciação científica para estes estudantes são igualmente amplas e não se restringem ao departamento de física.


Veja também: Disciplinas de Graduação oferecidas pelo DEFIS.

Licenciatura em Física

O curso de licenciatura em física iniciou em 2011, com entrada anual de 15 aluno.


Veja também: Disciplinas da Licenciatura oferecidas pelo DEFIS.


Laboratórios Didáticos da Física

O DEFIS hoje conta com seis laboratórios didáticos para atender a vários cursos de graduação da UFOP e ao curso de Especialização em Ensino de Física. Esses laboratórios contam com um acervo invejável de experimentos que compreendem desde a física básica até física experimental avançada.

Visite a página do Laboratório de Ensino, onde você poderá encontrar material didático e manuais dos equipamentos.

Ferramentas pessoais