Laboratório de Fotofísica Molecular

De Homepage do Departamento de Física


O Laboratório de Fotofísica Molecular foi implementado no Departamento de Física em Novembro de 2013 em virtude da aquisição do Espectrômetro de Fluorescência Resolvida no Tempo proveniente do projeto CNPq “Fotogeração em Sistemas Fotovoltaicos de Semicondutores Orgânicos”. O foco do projeto consiste entre outros, compreender os processos captação e armazenamento de energia solar. Atualmente, as mesmas propriedades fotofísica dessa “família” de moléculas têm sido aplicadas a Terapia Fotodinâmica, uma reação química ativada por luz usada para destruição seletiva de um tecido e associado a um agente fotossensibilizante e oxigênio, eficiente no tratamento de diversos tipos de doença como acne, hidrosadenite, esclerodermia, psoríase, verrugas, leishmaniose, entre outras especialmente o câncer..


Linha de Pesquisa - Fotofísica de Moléculas Orgânicas

Entende-se por fotofísica o estudo dos mecanismos físicos que resultam da interação entre matéria e a radiação eletromagnética na faixa do ultravioleta/visível. Dentro dessa perspectiva têm sido realizados estudos quanto a Fotofísica de derivados de porfirinas com aplicação em terapia fotodinâmica, Fotofísica de moléculas de clorofila na captação de energia solar e Caracterização sistemática de diversos cromóforos orgânicos.


Infraestrutura e Oportunidades

O Laboratório localiza-se na ala sul do pavimento inferir do ICEB 1, sala 04 Fis. Conta com infraestrutura laboratorial associada ao LAMOe, sendo:

Laboratório de química, com diversos reagentes, vidrarias, termômetros, medidores de pH, cilindros de gases inertes, capelas de exaustão de gases, refrigerador, agitadores magnéticos e ultrassônicos, chapas aquecedoras; infraestrutura para confecção de filmes finos pela técnica de automontagem e pelo método gotejamento de solução (drop-casting);

Equipamentos para caracterização por espectroscopia absorção UV-Vis (Ocean Optics) ,

Fluorescência estacionária (RF5301 Shimadzu - multiusuário)

Fluorescência resolvida no tempo (FluoTime 200, PicoQuant).

Ferramentas pessoais