Pós-doutoramento

De Homepage do Departamento de Física

Estágios de pós-doutoramento, ou simplesmente pós-doc (post-doc em inglês) são estágios realizados por pessoas que acabam de se doutorar. O pós-doc, ao contrário do estudante de doutorado, é um pesquisador autônomo e não tem, em princípio, um orientador.

Originalmente, a idéia do pós-doc era de ser um período de dois a três anos em que um recém-doutor pudesse consolidar sua carreira rapidamente e livre de encargos didáticos. Porém, desde o final da década de 90, com a insuficiência de postos emprego acadêmico, o pós-doc se tornou uma forma de contornar essa falta de empregos. Essa situação ocorreu tanto no Brasil como o exterior. Com isso não é incomum encontrar pesquisadores que passaram um longo tempo como pós-docs em diversas instituições.

No Brasil, o pós-doc normalmente recebe uma bolsa de estudos de uma agência de fomento. Essas bolsas são solicitadas diretamente a essas agências e podem ser tanto para trabalhar no Brasil como no exterior.

No exterior, o mais comum é que o pós-doc seja contratado por um tempo determinado dentro de projetos já existentes, passando a ser funcionário da universidade ou do instituto durante o seu tempo de contrato. Para procurar oportunidades de pós-doc no exterior, você pode procurar em Naturejobs entre outros sites, mas tenha em mente que em geral você necessitará de visto de trabalho.

Ferramentas pessoais