Notícias do Departamento

De Homepage do Departamento de Física

Revisão de 10:14, 4 Março 2016; Cfelipe (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual | Versão posterior → (dif)


Abertas, de 19/01/15 a 19/02/2015, as inscrições para o Concurso Público de Professor Efetivo - Edital PROAD Nº 75/2014 [1]

Aluno do labSimCo do DEFIS tem trabalho premiado em evento

O aluno Pedro Henrique Lobo Fernandes do curso de bacharelado em física da UFOP teve seu trabalho premiado no VIII Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros, que ocorreu de 24 a 27 de maio em Ouro Preto. O trabalho "Simulação Computacional da Dinâmica de Forrageamento de Morcegos Frugívoros" foi escolhido para receber o prêmio Elisabeth Kalko para Estudantes, como o trabalho mais inovador apresentado por alunos de graduação ou pós-graduação. No trabalho foi proposto um modelo em rede bidimensional para simular a trajetória de vôo de morcegos guiados pelo olfato. O trabalho foi desenvolvido sob orientação dos professores Carlos Felipe S. Pinheiro, Everaldo Arashiro e Alcides Castro e SIlva do Laboratório de Simulação Computacional (labSimCo) do DEFIS, pelo programa PIVIC da UFOP.


Mestrado Acadêmico em Materiais do Departamento de Física é aprovado pela Capes

O Programa de Mestrado visa consolidar a formação em Ciências - Física de Materiais aos alunos de graduação em Física e Química através de um modelo diferenciado no estado de Minas Gerais de programa que visa apresentar aos seus estudantes os aspectos fundamentais da área de Ciência de Materiais sem desconsiderar a possibilidade de formação sólida mais específica. Tal modelo baseia-se na oferta de disciplinas obrigatórias fundamentais à área de Ciência de Materiais, complementares entre si, em paralelo ao oferecimento de disciplinas eletivas que permitirão ao aluno a formação sólida em Física de Materiais, ou Física da Matéria Condensada, com direcionamento a sua linha de pesquisa. Não obstante a implementação desse modelo, a proposta visa ainda incentivar a realização de trabalhos de pesquisa de caráter científico-inovador com ênfase em áreas de fronteira do conhecimento, como sistemas nanoestruturados, ligas metálicas, materiais híbridos orgânico-inorgânicos, cristais iônicos e moleculares, materiais cerâmicos funcionais e materiais semicondutores orgânicos e inorgânicos.


MCT/CNPq aprovam projeto de pesquisa de Docentes do Departamento de Física da UFOP na área de Energia Renováveis.
Os professores Bruna Bueno Postacchini e Thiago Cazati, do Departamento de Física (DEFIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tiveram o projeto Foto-geração em Sistemas Fotovoltaicos de Semicondutores Orgânicos, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, edital Capacitação Laboratorial e Formação de RH em Fontes Renováveis. O projeto em rede integra a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (UNICAMP), no valor total aproximado de R$ 380 mil. Tal projeto permitirá a aquisição de um equipamento de espectroscopia ultra-rápida (TCSPC) no DEFIS para estudo de materiais com potencial de aplicação em células solares.

Ferramentas pessoais